31 de mai. de 2010

Água é vida. Não deixe que acabe.


No mês de maio o 5o ano participou do Projeto "Água é vida. Não deixe que acabe" com asprofessoras Vanessa e Juliane.
A ideia surgiu a partir do encarte distribuído aos alunos pela empresa Víqua com o título do projeto.
Os alunos construíram um Mapa Conceitual já na primeira aula, utilizando todos os conceitos que já conheciam sobre o tema Água. Depois, realizaram uma pesquisa com os pais, sobre como eram os rios da região em que moram e em que situação se encontram esses rios.
Na sala de informática, realizaram pesquisas sobre a importância da água, fotos de rios conhecidos de nossa cidade, vídeos, conceito de mapas conceituais, etc.
Depois de muitas conversas e pesquisas sobre o tema, criaram desenhos muito lindos que foram expostos na escola para que as outras turmas pudessem prestigiar.
Depois de muita pesquisa, construíram outro Mapa Conceitual coletivo, agora muito mais rico de informações.
E, por último, criaram o Mapa Conceitual na sala de Informática com o auxílio da professora Juliane.

Primeira aula - Construção do Mapa Conceitual

A turma e o Mapa Conceitual finalizado.

Desenhos criados pelos alunos

Na Sala de Informática

12 comentários:

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Bom, eu achei muito legal,teve muito desenho maravilhoso.Todos nós gostamos,foi muito bom!
Um falava das cachoeiras,dos mares,animais marinhos.
As pesquisas ficaram muito boas.Agora eu sei que no rio cachoeira agora não se pesca peixes,só jacarés e lixo.Também aprendi que todos temos que ajudar o Meio Ambiente por que se nós não nos importar mais com ele, vamos todos morrer de fome e sede.
Eu gostei muito!
Parabéns a todos, muito bom mesmo!
Parabéns a todos vocês amigos que participaram e ajudaram
BEIJOS A TODOS
Meu nome é: Matheus de Aviz

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Oi, eu achei o projeto sobre a água muito interessante, pois não podemos desperdiçar água, pois ela faz parte da nossa vida ...
Meu nome é: Beatriz.

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Há a importância de escrever que 0,007% de água doce e potável que há nos rios foi minha.
Eu sou a Julia do 5º ano.

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Eu achei super maravilhosos os trabalhos sobre a água e os mapas conceituais com a professora Juliane.
Aluna: Mariana Bezz gório da Silva
Turma: 5º ano

E. M. Profº José Motta Pires disse...

O blog da escola é muito bom, porque mostra o trabalho da água das pesquisas sobre as cachoeiras, rios, cascatas etc.
Eu achei muito legal, todo nós do quinto ano fizemos um mapa conceitual.
Aluno: Gustavo de Oliveira
Turma: 5º ano

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Água é uma vida para nós como se fosse uma casa, se nós acabarmos com ela, a gente vai morrer.
Nós temos que economizar a água, senão ela pode acabar e não teremos água para tomar e não podemos deixar acaba-la.
Nome:Daniele - 5º ano
Professora:Juliane.

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Eu achei os trabalhos super legais com a professora, todos os alunos ajudaram a fazer os trabalhos, falando sobre a água. Teve um amigo que viu na internet que um homem jogou lixo na água,e quado ele foi tomar banho e ligar o chuveiro, foi um monte de lixo na cara dele que ele jogou no rio.

Série:5º ano.
professora:Juliane.
Meu nome é:Mariana Bez Gório da Silva.

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Eu achei legal as pesquisas que nós alunos fizemos.
Nós precisamos cuidar da água, senão ela vai acabar.
Nome:Jhonata
Professora:Juliane

E. M. Profº José Motta Pires disse...

Oi! É, eu sei que sou muito simpática,por isso é que os professores me amam,sou uma excelente aluna e amei o trabalho sobre a Água.Eu sei que meu trabalho exposto em frente à sala ficou maravilhoso!
BEIJOS Julia Leal Petzold
5º ANO

E. M. Profº José Motta Pires disse...

A água é muito importante para nosso bem e para nossa vida e todos nós temos que economizar pois toda a água que desperdiçamos e é muito importante para umas pessoas e para outras não, então você que estiver lendo: vamos economizar?
Vamos gente, vamos economizar...

Nome:Beatriz Rosa!

Unknown disse...

Parabéns a todos, os trabalhos ficaram ótimos e muito criativos...
Continuem dedicando-se!
Bjs Prof Vanessa.

NTM - Núcleo de Tecnologia Municipal de Joinville disse...

Desejamos a todos e todas um feliz natal e um ano novo de muitas realizações e alegrias!

Um abraço,
Edla, Gládis e Mônica